A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, no final dos anos 90, quando comerciantes começaram a chamar assim a estratégia utilizada para aumentar as vendas que acontecem na sexta-feira após ao feriado de Ação de Graças. Sendo nesse ano, acontecerá no dia 24 de novembro e depois será o Natal, uma estratégia para alavancar as vendas.

Neste dia, nos Estados Unidos, as lojas abrem horas mais cedo para atrair a maior quantidade de clientes e oferecem descontos nos produtos maior do que no Natal.

No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 28 de novembro de 2010, sendo exclusivamente online. Nesta edição cerca de 50 lojas virtuais participam e conforme o passar dos anos, as lojas de comércio também aderiam a essa estratégia, sendo também uma das épocas em que o setor mais lucra.

Os produtos mais procurados e vendidos na Black Friday dos últimos anos foram a linha branca de eletrodomésticos, ou seja, refrigeradores, fogões e máquinas de lavar. Logo depois estão os modelos de smartphones, celulares e produtos eletrônicos como TVs e DVDs. Outros setores começaram a aderir visto que os consumidores se mostram cada vez mais interessados. A partir daí, companhias de viagens e outros setores estão aderindo.

Como preparar o seu negócio?

A empresa deve estar ciente que a ação será destinada para um único dia, a atenção deve estar voltada, por isso o ideal é realizar uma boa organização dentre todos os setores, como estoque dos produtos, vendas, suporte, sac. Todos os colaboradores e áreas respectivas devem estar de acordo com a demanda que o dia pede. Concentrando-se respectivamente ao atendimento aos clientes no dia e se caso necessário resolver apenas questões urgentes. Outro fator é são as ofertas. Você não deve somente no dia enviar mensagens ao seu consumidor falando das promoções. Faça um atrativo, antecipe a forma de como irá enviar ao seu cliente dias antes das promoções que você irá ofertar! Ai que entra um dos fatores que podem te ajudar, o marketing digital.

Antes de sair distribuindo e-mails o ideal é estar atento a algumas dicas de como realizar um bom planejamento e colocar em prática, de forma eficiente.

1) Avalie os resultados anteriores para planejar uma campanha efetiva

Para toda ação de marketing o primeiro passo é realizar um planejamento da estratégia de divulgação.
Conheça o seu público-alvo, quais os canais de veiculação que pretende usar e que seu público alvo irá utilizar para chegar até você. Também é importante definir prazos e as funções.
O empresário e sua equipe de marketing devem pensar em todas as etapas da campanha estabelecendo prazos e definindo funções.Coletar os dados dos anos anteriores pode ser uma boa forma de analisar o que pode ser melhorado. Muitos casos o atendimento pode deixar a desejar, um exemplo para isso, você pode criar um plano de atendimento aos clientes (dispondo de mais funcionários para a função) Melhorar o servidor do seu site para comportar o número de acessos em seu site, evitando assim que ele possa ficar fora do ar ou que ocorra algum problema em concluir compra.

2) Crie Uma Landing Page Para Captura De E-Mails

Essa é uma estratégia bastante eficiente, mas que deve ser trabalha com uma certa antecedência. O ideal é em algumas semanas ou meses antes você deve criar uma página ou um pop-up de saída em seu site que permita a captura de e-mails de pessoas que demonstrem interesse em adquirir produtos na Black Friday, como, por exemplo, oferecendo produtos com descontos maiores. O mais importante é deixar todas as informações o mais completa possível deste formulário para que não tenha dúvidas posteriormente.

3) Crie Uma Campanha De E-Mail Marketing Eficiente

Depois de coletar todos os clientes interessados para cada nicho, o ideal é segmentá-lo para que cada um receba um e-mail marketing de acordo com o seu interesse e possivelmente ele poderá clicar e ir para o site para gerar uma conversão.

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