O marketing digital está cada vez mais frequente usado como estratégia de marketing para grandes empresas. Além de ser uma forma de contato e rápido perante ao seu público-alvo, a cada vez mais está propicio a grandes mudanças e novidades. Para você não ficar para trás com o seu negócio, hoje em nosso artigo do blog, separamos algumas tendências que virão para esse ano, confira:

digital marketing

Digital Marketing

1. Conteúdo mais relevante

Atualmente muitas empresas verificaram que fazer um Marketing de Conteúdo pode ser uma ótima de aproximar o público ao seu produto/ serviço. Por isso, crie um bom blog em seu site e alimente-o semanalmente com assuntos ligados ao seu nicho de mercado. Com isso o público poderá se interessar cada vez mais e assim podendo gerar uma conversão.

Outro fator que é bastante importante, é a otimização de conteúdos, que vem ganhando mais força. Isso evita o retrabalho e ajuda a estar sempre atualizado com os meios de busca.

2. Automatização do Conteúdo

E  se pudéssemos além de otimizar as entregas e que tal também a produção?

Alguns testes já foram feitos. O jornal Le Monde, por exemplo, usou automação nas eleições departamentais de 2015. Os franceses utilizaram um software que produziu 150 mil textos curtos durante 4 horas (625 notícias por minuto).

Outro exemplo é da agência Associated Press. Antes da automação, os jornalistas econômicos publicavam notícias sobre resultados trimestrais de companhias americanas cerca de 15 a 20 minutos após a divulgação dos relatórios, e cada texto continha, em média, 130 palavras. Com a automação, os textos começaram a ser publicados 1 minuto após a divulgação do resultado e com 500 palavras.

Por um lado isso pode ajudar demais no processo, mas não devemos deixar na mão dos robôs, pois, os humanos podem criar textos mais sofisticados e criativos com uma linguagem que atenda melhor a leitura para as pessoas.

3. Chatbot

Em se tratando de tecnologia, será uma forte tendência. Mas, afinal, o que é Chatbot?

É um programa de computador que faz o que é programado. Ele funciona como, por exemplo o Siri, da Apple, que consegue comunicar e realizar diversas tarefas. Com esse sistema é ideal para automatizar as tarefas que possam ser repetitivas e burocráticas, o que nos possibilita para resolver outros problemas mais complexos.

Muitas empresas já estão usando como ajudando no processo de venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes.

4. Transmissões ao vivo

Os vídeos estão sendo utilizados com mais frequência para comunicação e ação de marketing. E para consolidar a aposta será as transmissões ao vivo, ou lives. Visto que as pessoas possam interagir no momento, fazendo perguntas e até mesmo dando seus cometários, muitas vezes os vídeos deixam a desejar. Essa ferramenta  está chegando as mídias sociais, como o Youtube, Facebook e Instagram.

Para realizar uma live não é necessária muita infraestrutura. Você precisa de um computador ou celular e depois alguns acessórios, como microfone e iluminação. Se possível faça em um estúdio, pois, a qualidade dos vídeos vai sair bem melhor!

Os vídeos vão ganhar cada vez mais espaço. Para o especialista em Facebook Ads, Fábio Prado Lima, essa é uma tendência que chega também aos anúncios. Posts patrocinados têm surgido também no Instagram Stories e em vídeos monetizados no Facebook e devem continuar ganhando espaço. Leia também: https://nicolella.com.br/qual-importancia-do-video-no-marketing-de-conteudo/

Realidade virtual

Junto com o tema de vídeos a Realidade Virtual se fará presente, com essa tecnologia permitirá visualizar melhor um produto ou serviço, como exemplo simular uma piscina no quintal de sua casa antes de construí-la.

5. Conteúdo em áudio

Os conteúdos em áudio ocupam um espaço na vida dos usuários, como otimizando o tempo, como muitos usam os áudios quando estão dirigindo.

Os eBooks já estão ganhando versões em áudio. Mas tenha todo o cuidado necessário, pois a linguagem não deve ser tão intima e não deve vir uma propaganda intercalada nos áudios isso pode irritar o ouvinte. E como eles poderão ser ranqueados? Transcrição e legendas podem ajudar nesta tarefa de interpretação do conteúdo, pois, o Google indexa conteúdos em texto postado no YouTube, por exemplo. Outro fator importante relacionado a desempenho: segundo pesquisa realizada pela Discovery Digital Networks, vídeos com legendas tem (13%) mais visualizações que um vídeo sem legendas.

6. Busca e comandos por voz

Certos que esta ocorrendo uma ascensão e popularização das tecnologias de comando de voz e de assistentes pessoais inteligentes, como Alexa e Google Home, que estão cada vez mais presentes na vida do usuário.

O Google já possui um programa para as pesquisas de voz é o snippet de destaque (o conteúdo que fica dentro de uma caixa e que é o primeiro resultado da busca).

Aproveite, pois essa pode ser uma ótima oportunidade de levar o seu conteúdo para o tipo do buscador, você deverá incluir algumas dicas no texto, como:

Resposta detalhada do assunto;
Listas numeradas (ou não);
Uma imagem forte e marcante sobre o tópico;
Incluir tanto a pergunta quanto a resposta na mesma página.

7. Progressive Web Apps

Os Progressive Web Apps (ou PWAs) são a aposta do Google para os próximos anos. Em resumo, é um híbrido de um site e um aplicativo, juntando o melhor dos dois mundos.

Possui algumas vantagens como:

-Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido;
-Adéqua-se a qualquer formato de tela (desktop, celular, tablet ou o que for inventado);
-É independente da qualidade da rede;
-Possui interações e navegação como nos aplicativos;
-Está sempre atualizado;
-É mais seguro, protegido de ataques (em HTTPS);
-Pode ser encontrado pelos buscadores;
-Possui recursos para engajar os usuários novamente, como notificações push;
-É instável e possui uma URL (não tem instalação complexa).

Para saber mais o Google já possui um link com mais detalhes e uma explicação sobre o tema: se quiser acessar: https://developers.google.com/web/fundamentals/codelabs/your-first-pwapp/?hl=pt-br#o_que_e_um_progressive_web_app

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