Como diz o ditado a primeira impressão é a que fica, e muitas das vezes a apresentação de empresa pode ser um fator chave para decisão do cliente fechar um contrato. Para você acertar de primeira, hoje temos algumas dicas de como fazer de forma eficiente, confira:

1 – Conheça o seu público

Nesta primeira etapa você deve coletar o máximo de informações possíveis como faixa etária, classe social e valores culturais que irão determinar o foco da sua apresentação de empresa, se poderá ser mais séria ou descontraída.

2 – Local da apresentação

Sim esse é um fator de extrema importância, desse modo você poderá se preparar da melhor forma. Procure saber se será a  reunião se será um evento fechado ou se será para vários sócios da empresa. Outro fator é a questão do tempo, você deve saber quanto  está disponível para a apresentação de empresa.

apresentação de empresa

apresentação de empresa

3 – Desenvolva um roteiro

Pense e faça a partir de algum editor de textos desse modo você saberá cada etapa do processo.

4 – Utilize metáforas e analogias para exemplificar suas ideias.

Este artifício é excelente para simplificar conteúdos aparentemente complexos.

5 – Construção da apresentação de empresa

Mantenha na tela o mínimo de texto possível. Lembre-se que o discurso deve estar na sua cabeça e não nos slides. Estude cada tópico que irá abordar, assim sua apresentação não ficará somente como uma leitura. Leia também: http://nicolella.com.br/atendimento-ao-cliente-excelencia/

6 — Imagens também são importantes

Para ilustrar suas ideias, escolha imagens relacionadas ao tema. Se possível, fuja dos clichês utilizados em diversas apresentações. Pense no principal conceito que o slide deve passar para sustentar o seu discurso e faça a escolha certa.

7 – Simplifique gráficos e tabelas.

Analise todos os dados e verifique qual pode ser mais relevante, muitas vezes, a informação principal pode ser através de um número específico.

8 – Utilize infográficos sempre que possível.

Eles são uma ótima forma de assimilação das informações.

9 – Ensaie todo o conteúdo

Ensaie até você ter 100% do discurso em sua cabeça, sem precisar do apoio dos slides. Isso faz com que a apresentação se torne mais dinâmica, diminui a ansiedade e passa mais segurança na hora do evento.

10 – Interaja com o público

Sempre que possível, busque perguntas do público e mostre receptividade. Vale lembrar que por mais que se tenha o domínio sobre um conteúdo, sempre temos o que aprender sobre ele.