e-commerce o perfil do consumidor

By | Marketing de Conteúdo

Um dos principais pontos cruciais para quem administra um e-commerce, necessita compreender o perfil do consumidor online, dessa forma podendo criar melhores estratégias, considerando esses dados, demográficos e rendas do consumidor.

Segundo a análise feita pelo Webshoppers, que é um relatório de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e considerado a principal referência para os profissionais do segmento, apresentou alguns dados importantes que podem ajudar aos responsáveis de cada e-commerce, a ter um bom planejamento.

 

Categorias mais vendidas

Conforme a pesquisa, os produtos que tiveram mais demanda e compra foram na seguinte ordem:

1.º – Eletrodomésticos

2.º – Moda e Acessórios

3.º – Saúde, Beleza e Medicamentos

4.º – Informática

5.º – Casa e Decoração

Meios de pagamentos mais usados:

73% – cartão de crédito

18% – boleto bancário

8% – outros meios

1% – cartão de débito

Nível de Escolaridade

32% – Ensino superior completo

23% – Superior incompleto

22% – Ensino médio

20% – Pós graduação

3% – Ensino fundamental

Renda Familiar

1.º – 38% entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00

2.º – 22% entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00

3.º – 12% entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00

4.º – 11% Preferem não dizer

5.º – 9% mais de R$ 8.000,00

6.º – 8% menos de R$ 1.000,00

Sexo

Nesta categoria, tanto homens quanto mulheres tem o mesmo interesse por compras online. Mas vale uma ressalva em que a presença de mulheres tem predominado, conforme uma tendência já apontada em 2015, quando elas eram 50,01% do público e-consumidor. A presença feminina tem crescido e indica um cenário de necessidade de compreender e suprir os desejos desse público.

Faixa etária

36% – entre 35 e 49 anos

32% – entre 25 e 34 anos

16% – entre 50 e 64 anos

11% – entre 18 e 24 anos

2% – não informaram

2% – mais de 64 anos

1% – até 17 anos

Região

63,8% – sudeste

14,5% – sul

12,5% – nordeste

6,6% – centro-oeste

2,6% – norte

A maior parte dos consumidores está concentrada na região sudeste do país. Vale destacar que as regiões sul e centro-oeste tiveram um aumento de vendas do comércio eletrônico comparado ao ano anterior.

Dispositivo

23% – share do mobile nas vendas do e-commerce e 18,8% das transações, ou seja, respectivamente do número total de pedidos em lojas virtuais que tiveram a participação desse dispositivo e o número de operações de pagamento via smartphone ou tablets

77% – share de desktop e notebooks nas vendas do e-commerce e 81,2% das transações

Considerando que há alguns anos, em 2011, as compras por dispositivos mobile era de apenas 0,3% e que, cinco anos depois, já obteve uma participação de 23% do total do número de pedidos no período, o crescimento tem sido bem relevante. Foram 6.300% de crescimento no uso destes dispositivos nesse período.

Através desses dados, é uma ótima dica para alinhar as estratégias do e-commerce, de modo a gerar mais conversões ao seu site e também ter uma linguagem mais adequada ao seu público-alvo.

Fonte: Webshoppers

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5 dicas de conteúdo para sua fanpage

By | Marketing de Conteúdo

Sendo gratuitas e fáceis de serem utilizadas, são uma ótima ferramenta para divulgação do seu negócio. A seguir temos algumas dicas de conteúdo para crescer o seu negócio através das fanpages.

A melhor forma é postar conteúdo de qualidade! Quanto mais engajamento (curtidas, compartilhamentos, comentários) sua postagem gerar, mais o Facebook entende que é de qualidade, mostrando mais pessoas que curtiram sua página.

 

1. A primeira dica é postar fotos e vídeos. Eles são considerados muito mais relevantes que textos e links. Muitas pessoas estão interessadas em conteúdos mais dinâmicos, de interatividade.

2. Muitos reclamam da falta de engajamento das pessoas em sua fanpage. Muitas vezes há muitas curtidas e pouco envolvimento do target. Como fazer com que as pessoas comentem mais?

A dica é fazer perguntas na descrição da foto. Isto fará com que mais pessoas comentem, melhorando a participação da publicação. Dessa forma o público se mostra interessado em comentar e deixar sua opinião.

3. Verifique os horários das postagens, o ideal no início é fazer testes durante 15 dias em horários variados de manhã tarde e noite. Uma forma para mensurar a quantidade de pessoas envolvidas é acessar os relatórios da página (Guia de Informações) que pode te auxiliar a verificar isto! Desse modo você encontrará o melhor horário das suas postagens de acordo com o seu público.

4. A frequência de postagens também influência no engajamento. O ideal é que pelo menos 1 conteúdo diário na sua fanpage e não deixe ela abandonada NUNCA.

Se a pessoa encontrar a página abandonada ela pode pensar que seu negócio está parado e muitas das vezes considerá-lo que ele não está ativo, isso pode trazer uma imagem negativa para o seu negócio.

5. Foque no seu público-alvo sempre. Uma pergunta que você deve fazer a cada nova postagem é: meu público-alvo irá gostar desta postagem? Dessa forma você também pode alinhar a linguagem com seu público alvo.

Alterne os conteúdos da página com dicas de inspiração, novidades e conteúdos de valor. Desse modo, o público se interessará cada vez mais pela sua página, e possivelmente gerando uma conversão do seu produto/ serviço.

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