O marketing é um dos pilares mais importantes para compor um negócio de sucesso. Ao longo do tempo, pudemos observar que o marketing está mudando na medida em que transformações tecnológicas estão acontecendo. E em meio a tudo isso, chegamos ao marketing 4.0.

Vamos explicar melhor sobre isso e como investir nesta ferra ferramenta para o seu negócio ao longo do artigo.

Marketing 4.0: O que é?

A definição surgiu através do livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital”. A obra foi desenvolvida Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. Segundo Kotler, Marketing 4.0 está ligado ao cenário digital no qual estamos inseridos. Trata-se de um mundo onde a internet impacta diariamente e constantemente as pessoas, assim como seus hábitos do dia a dia.

A internet é uma das grandes responsáveis por um indivíduo consumir variadas coisas, desde produtos até mesmo conteúdos e informações exclusivas. Há também a aproximação com outras pessoas presentes no seu círculo de interesse e que não exige a presença física. Pode-se ter contato com pessoas do mundo todo e investir nisso para diversas finalidades.

Clique aqui e leia sobre como usar vídeos no marketing de conteúdo

marketing 4.0

Qual a importância de investir no marketing 4.0?

Um negócio para se desenvolver melhor e crescer deve estar presente no mundo digital. Seja em atividades do dia a dia ou então em ações de marketing, compreender todas as possibilidades que a internet oferece é importante.

Cada vez mais as marcas e os consumidores estão intensificando suas relações através da internet. Porém, mais do que estar presente no mundo online, saber utilizar melhor os recursos do mundo digital traz mais resultados para o seu negócio.

Mesmo com as mudanças tecnológicas que ocorreram após o lançamento do livro, é possível aplicar os conceitos de marketing 4.0 na sua empresa. Vamos compreender melhor como fazer isso a seguir.

Como aplicar o marketing 4.0 na sua empresa?

Atualmente, algumas empresas investem pesado no marketing 4.0. E baseado nisso, separamos alguns conceitos que podem ser aplicados ao seu negócio, independente do nicho ou tamanho.

1. Humanize a sua marca: Mesmo que esteja no mundo digital, podemos criar uma marca que represente o ser humano, com valores e um jeito de se comunicar que se aproxime do lead. Isso gera relacionamentos, independente da rede social ou estratégia que seja utilizada.

2. Invista em Inbound Marketing: Ao contrário da mídia tradicional, a internet faz com que muitas informações sejam expostas simultaneamente para o usuário. Isso pode gerar certo desgaste da marca.

Pensando nisso, muitas empresas investem em inbound marketing, cujo foco é atrair a atenção do lead. Através do desenvolvimento de conteúdos e materiais ricos é possível não só captar o interesse do usuário como também criar uma credibilidade da marca.

3. Aposte na experiência omnichannel: Como estamos falando em um mesmo meio digital com diferentes possibilidades, invista na integração de tudo. Isso causa uma sensação de estar envolvido com diversos momentos e comunicações da marca.

A cada dia temos mais percepção da importância de estar presente no mundo digital. E se você deseja ter uma ótima performance investindo no marketing 4.0, entre em contato conosco através de nosso formulário e saiba como. Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades.