A comunicação é reconhecida como uma das ferramentas mais úteis na estratégia empresarial de prospectar e fidelizar clientes. Isso é fato!
Uma comunicação bem feita é a melhor forma de enviar corretamente sua mensagem ao público-alvo e para ter um plano bem elaborado, sua empresa precisará da ajuda de profissionais capacitados, além de seguir fielmente um cronograma (com mídias, frequências, target e verba de comunicação estipulados), mais conhecido como planejamento de comunicação.
Gostamos de destacar que, nada adianta ser o melhor do segmento com inúmeros diferenciais, se as pessoas não têm acesso a essas informações. Mas, qual caminho devo trilhar para essas informações chegarem ao meu público-alvo?
Clique aqui e leia sobre as 6 etapas mais importantes do planejamento estratégicoVamos listar os principais pontos que você deve saber, para começar corretamente seu planejamento de comunicação:
1- Quem é seu target?
A lei da comunicação atual é pensar em nicho, não adianta querer falar com todos, pois, você acaba não falando com ninguém! Além disso, pensar em uma comunicação segmentada, deixa seu planejamento de comunicação mais eficaz e com um investimento mais enxuto.
Pense que precisamos definir um alvo e depois “atirar” nele, para isso, você deve ter acesso a algumas informações:
– Características sociais (sexo, idade, classe social, nível de escolaridade etc);
– Características demográficas;
– Comportamento de consumo;
– Comportamento cultural;
– Concepção de mercado;
– Contato com as marcas;
– Como é o seu ciclo de compra.
2- Quais mídias iremos utilizar?
Sabemos que para cada target e mensagem, existe um mix de marketing adequado. Nosso papel, é definir quais canais são melhores para sua empresa e lembre-se de utilizar sempre um planejamento com comunicação integrada, isso significa que, ele deve ter mais de um canal de veiculação (online e offline) para suas campanhas publicitárias.
3- Defina o cronograma
Depois de realizar as pesquisas para entender seu target e definir as mídias que serão utilizadas na sua comunicação, estabeleça um cronograma estratégico bem claro para concluir seu planejamento. Ele deve conter as mídias utilizadas, frequência de cada mídia, verbas de comunicação, ações, promoções, oportunidades e o tempo do cronograma (Semestral ou Anual).
4- Quanto será investido?
Isso é relativo! O que definirá o valor do investimento serão as suas metas, target e mídias.
“Poxa! mas eu não tenho muito para investir!”
Temos algo poderoso a seu favor, pois, a internet atualmente é considerada uma excelente ferramenta de comunicação, acredita-se que 97% das empresas costumam cotar pela web antes de comprar algo. Ainda existem muitos outros meios e formas de comunicação, basta adequá-los à realidade da sua empresa.
5- Quais são suas metas?
Você precisa ter essa resposta em mente, pois, ela definirá o valor de investimento e se realmente é atingível. Não adianta querer fazer uma campanha em cadeia nacional se não temos uma verba estipulada para isso, sendo assim, tenha uma clara ideia do que deseja com esse planejamento de comunicação e tenha os pés no chão!
Quando falamos em metas de comunicação, normalmente os CEOs pensam apenas em aumento de vendas, porém, há uma série de outras metas que podemos atingir com um bom planejamento de comunicação, elas podem ser:
– Aumento de Ticket Médio
– Reconhecimento de Marca
– Posicionamento de Marca
– Recebimento de leads
– Suporte e atendimento ao cliente
– Fidelização de clientes
– Retenção de clientes
– Criação de fãs
– Construir autoridade no segmento
Entre muitas outras…