Quando falamos em sites, é fundamental compreender boas práticas de SEO para manter o portal com bom desempenho. Seja um website institucional ou um e-commerce, investir em ter um bom SEO é a diferença entre um site que gera conversões ou não. Nisso, uma ferramenta importante é auditoria SEO.
Auditoria SEO: o que é?
É uma ferramenta de auditoria que é realizada on-page e serve para identificar e também fazer a correção das falhas presentes no site. Através disso, é possível otimizar todas as páginas para que as palavras-chave tenha uma melhor performance.
Atualmente, existem várias ferramentas de auditoria SEO, desde as mais simples até as mais complexas. Algumas são gratuitas por um período de teste e outras são pagas. O importante é que há muitas opções disponíveis para realizar a auditoria SEO.
Leia também: https://nicolella.com.br/conheca-os-principais-erros-de-google-seo-e-saiba-como-arrumar/
Em meio a tantas ferramentas, isso pode ser um pouco confuso, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos as 3 melhores ferramentas. Assim você pode escolher a que mais se encaixa nas suas expectativas e objetivos. Confira!
1 Screaming Frog
Trata-se de uma ferramenta que mostra o score baseado na avaliação das URLs. Nesta hora, tudo conta para a análise: meta description, robots, conta domínio, páginas e arquitetura.
O Screaming Frog é um serviço que pode ser executado na banda. Entre esses e outros motivos não é recomendado para ser aplicado em sites mais complexos ou e-commerce.
2 Moz Analytics
O Moz Analytics é uma plataforma com recursos completos. É muito usada quando há uma queda no tráfego orgânico, permitindo assim que seja compreendido o problema em si. Esta opção, inclusive, contém a análise de links quebrados, por exemplo. Porém, como ponto negativo, os relatórios levam tempo a serem desenvolvidos.
3 SEM Rush
O Sem Rush é uma das ferramentas com mais credibilidade no mercado. Vale ressaltar que existe o módulo SEO Audity, no qual é possível cadastrar um site e também os seus concorrentes. Assim podemos compreender não só o desempenho da empresa como também dos concorrentes daquele mercado.
As auditorias SEO podem ser desenvolvidas por profissionais especializados em SEO. Além disso, podem ser usados alguns softwares específicos. Isso otimiza e acelera o processo, uma vez que que há uma visão completa e assertiva sobre isso.
Deve-se ter constância na realização das auditorias, uma vez que isso proporciona melhor desempenho na correção de falhas e erros. E mesmo com uma boa performance, é necessário realizar essas auditorias, porém a regularidade pode ser menor.
Seja qual for a ferramenta que você for utilizar, sempre analise se a mesma está atendendo às expectativas. Caso não esteja, busque outra que possa se adequar às necessidades do seu negócio. Busque referências, indicações e tire todas as dúvidas sobre como aquela empresa pode agregar valor para as suas estratégias de SEO.
Se você quer melhorar a performance do seu site ou encontrar soluções digitais que façam a diferença no seu empreendimento, entre em contato conosco. Através do nosso formulário é possível contatar a nossa equipe e encontrar uma solução personalizada para o que você precisa.