Esta ferramenta do Google, fornece dados que podem ser usados para aumentar o tráfego e melhorar as taxas de conversão do seu negócio online. O ideal é seguir os seguintes passos para ter um alcance de sucesso: Read More
Sabemos que as mídias sociais podem causar um grande impacto perante ao seu público alvo, de forma que os conteúdos e a interatividade apresentada, podem gerar mais engajamento para a sua mídia social e também se o público se mostrar interessado poderá acessar o seu site e possivelmente gerando uma possível conversão de algum produto/ serviço. Read More
Um dos principais pontos cruciais para quem administra um e-commerce, necessita compreender o perfil do consumidor online, dessa forma podendo criar melhores estratégias, considerando esses dados, demográficos e rendas do consumidor.
Segundo a análise feita pelo Webshoppers, que é um relatório de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro e considerado a principal referência para os profissionais do segmento, apresentou alguns dados importantes que podem ajudar aos responsáveis de cada e-commerce, a ter um bom planejamento.
Categorias mais vendidas
Conforme a pesquisa, os produtos que tiveram mais demanda e compra foram na seguinte ordem:
1.º – Eletrodomésticos
2.º – Moda e Acessórios
3.º – Saúde, Beleza e Medicamentos
4.º – Informática
5.º – Casa e Decoração
Meios de pagamentos mais usados:
73% – cartão de crédito
18% – boleto bancário
8% – outros meios
1% – cartão de débito
Nível de Escolaridade
32% – Ensino superior completo
23% – Superior incompleto
22% – Ensino médio
20% – Pós graduação
3% – Ensino fundamental
Renda Familiar
1.º – 38% entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00
2.º – 22% entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00
3.º – 12% entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00
4.º – 11% Preferem não dizer
5.º – 9% mais de R$ 8.000,00
6.º – 8% menos de R$ 1.000,00
Sexo
Nesta categoria, tanto homens quanto mulheres tem o mesmo interesse por compras online. Mas vale uma ressalva em que a presença de mulheres tem predominado, conforme uma tendência já apontada em 2015, quando elas eram 50,01% do público e-consumidor. A presença feminina tem crescido e indica um cenário de necessidade de compreender e suprir os desejos desse público.
Faixa etária
36% – entre 35 e 49 anos
32% – entre 25 e 34 anos
16% – entre 50 e 64 anos
11% – entre 18 e 24 anos
2% – não informaram
2% – mais de 64 anos
1% – até 17 anos
Região
63,8% – sudeste
14,5% – sul
12,5% – nordeste
6,6% – centro-oeste
2,6% – norte
A maior parte dos consumidores está concentrada na região sudeste do país. Vale destacar que as regiões sul e centro-oeste tiveram um aumento de vendas do comércio eletrônico comparado ao ano anterior.
Dispositivo
23% – share do mobile nas vendas do e-commerce e 18,8% das transações, ou seja, respectivamente do número total de pedidos em lojas virtuais que tiveram a participação desse dispositivo e o número de operações de pagamento via smartphone ou tablets
77% – share de desktop e notebooks nas vendas do e-commerce e 81,2% das transações
Considerando que há alguns anos, em 2011, as compras por dispositivos mobile era de apenas 0,3% e que, cinco anos depois, já obteve uma participação de 23% do total do número de pedidos no período, o crescimento tem sido bem relevante. Foram 6.300% de crescimento no uso destes dispositivos nesse período.
Através desses dados, é uma ótima dica para alinhar as estratégias do e-commerce, de modo a gerar mais conversões ao seu site e também ter uma linguagem mais adequada ao seu público-alvo.
Fonte: Webshoppers
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