O ramo da publicidade é uma área que possui diversas oportunidades para o profissional e uma agência de marketing é uma ótima oportunidade para o profissional de comunicação descobrir qual é o seu caminho. Mas, como será que funciona na prática? Muitos tem dúvidas sobre quais são os departamentos de uma agência e quais são as tarefas realizadas por cada um, confira:
Atendimento
Esta é a área que faz a “ligação“ entre a agência e o cliente. Nas agências, os profissionais desta área são responsáveis pela prospecção de novos clientes, assim como mantendo um bom relacionamento com os atuais, auxiliando nos assuntos e dúvidas do que cada cliente possui perante aos setores. É o setor que realiza a coleta do briefing de um novo cliente ou campanha e repassa as informações ao setor de planejamento que posteriormente, chegará a criação. Também será responsável pela aprovação interna da campanha, assim como a aprovação do cliente.
Tráfego
Esta área irá realizar a divisão de tarefas entre os setores, organizando o fluxo de trabalho e cordeando para que as tarefas serão realizadas no prazo. Este setor é mais comum em grandes agências que demandam de mais clientes, consequentemente mais fluxo de trabalho.
Planejamento
Responsável por organizar as informações que foram coletadas do cliente por parte do atendimento, para que possam ser utilizadas pela criação. Este setor também será responsável pela verba de campanha, alinhando o orçamento com o que poderá ser produzido. O ideal é que as informações devem ser repassadas ao setor de criação o mais completo possível, como: ter um conhecimento sobre o mercado de atuação do cliente, uma pesquisa bem qualificada, conhecer as estratégias de comunicação e saber o que realmente o cliente deseja com as ações de marketing.
Pesquisa
O profissional de pesquisa trabalha junto com a equipe de planejamento, sendo responsável por coletar informações referentes ao consumidor, pesquisar o mercado em que o cliente atua, ou seja, deixar o mais claro possível a quantidade de informações para o que planejamento possa alinhar uma estratégia para uma campanha de marketing.
Criação
É nesse departamento que a ideia ganha forma, um novo conceito até a peça final. O ramo da criação é bem vasto não se limitando exclusivamente a uma única tarefa. Este setor pode desenvolver desde um anúncio gráfico, um logotipo, uma embalagem de produto e até mesmo um post para as mídias sociais. Nesta área é composta por um diretor de criação, redator e design gráfico, redator e designer gráfico.
Redação
Os profissionais deste setor atualmente diretamente com os responsáveis da criação, atuando com a redação de peças publicitárias, anúncios e campanhas. A revisão é um fator essencial deste processo, e sendo imprescindível que tudo deverá ser revisado mais de uma única vez.
Mídia
Este setor será responsável por gerenciar uma parte do orçamento do cliente, definindo os melhores canais e meios para realizar a divulgação da peça ou anúncio. O profissional deverá ter o contato com diferentes mídias, garantindo que a campanha será realizada de acordo com a melhor estratégia para a divulgação. Outra função que fará parte da vida de um profissional de mídia será a negociação dos veículos, ajustando junto com os meios o melhor valor para anunciar.
Nós da Nicolella Publicidade buscamos sempre novas formas inovadoras de conectar você com seu cliente.
Entre em contato e conheça as soluções em marketing para sua empresa.