O termo foi criado pelo CEO da IDEO (Consultoria de Design e Inovação), Tim Brown, para designar a forma de ser e pensar como um designer no processo de resolução de problemas. Com essa ideologia, todos os profissionais presentes em uma empresa devem unir suas ideias e criar os seus produtos e serviços como se fossem um designer, pois, assim conseguirão ser, literalmente, inovadores naquilo que fazem. E para isso, é necessário sair de ações táticas e operacionais e priorizar reflexões estratégicas.
Também, pode exemplificar como o termo sendo uma ferramenta de inovação, e não à substituição do trabalho exercido por um profissional dessa área. Na verdade, essa ideia está relacionada à gestão de qualquer empreendimento e visa valer-se de técnicas utilizadas no design para encontrar soluções para problemas recorrentes.
Como aplicar o Design Thinking? O processo de aplicação da técnica de Design Thinking é feito a partir de 5 etapas:
1 – Empatia
Essa é a primeira etapa, buscando a entender o problema. Nessa fase, é identificado quais são as necessidades, gostos, desejos dos consumidores.
2 – Definição do Problema
Depois de realizar a etapa acima, o segundo passo é definir qual é o problema que precisa ser solucionado.
3 – Expor as ideias para solucionar o problema
Esta etapa envolve todos os colaboradores, em que todos devem reunir suas ideias para a solução. O importante é deixar que todos os pensamentos possam ser colocados em discussão, sem que ocorra qualquer censura.
4 – Parte prática do projeto
Na quarta etapa, é a hora de colocar a mão na massa por parte dos designers, criando protótipos, que podem ser desde desenhos, maquetes, esculturas, montagens até chegar ao produto final.
5 – Chegou a hora de inserir o produto no mercado
Por último, no quinto passo, é necessário testar o experimento para verificar se ele realmente é eficaz na solução de um problema para, se confirmada sua funcionalidade, moldá-lo de forma comercial para inserção no mercado.
O Design Thinking é uma técnica barata, rápida e, se empregada corretamente, pode ser bastante eficaz na obtenção de resultados que geram valor, podendo ser aplicada em qualquer ambiente de negócios ou em uma situação que exija a descoberta de soluções criativas.
Outro ponto favorável, é com a criação dos produtos pode-se ter uma real percepção das necessidades, desejos e comportamento das pessoas que utilizarão o produto e verificando as vantagens posteriormente ao uso deles.
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