As mídias sociais e canais digitais se tornaram um meio de formar padrões, perfis, opiniões e comportamentos.
Primeiro, você deve saber que o digital influencer ou, influenciador digital, surgiu junto com a evolução de como as pessoas consomem informação e produtos no meio digital. O digital influencer nada mais é que uma pessoa que gera conteúdo e utiliza seus canais para influenciar comportamentos tanto na internet, como fora dela.
Em decorrência de toda essa amplitude que este meio oferece, muitos destes profissionais podem ser importantes para o seu negócio, fazendo alguma ação para promover seu produto/ serviço com formato de testemunhal, podendo aumentar aaudiência e visibilidade do seu perfil.
Antes de fechar um contrato com o digital influencer, é necessário captar alguns dados e informações para fazer a escolha certa. Certificando-se que esse influencer se encaixe perfeitamente a demanda de sua empresa e sua verba de marketing.
Hoje separamos algumas dicas de como te ajudar na escolha deste processo, confira:
1. Faça uma boa pesquisa
Pesquise muito bem. É essencial que você conheça essa plataforma e a todos as personalidades se diferem.
2. Conheça o perfil do influenciador
Para qual nicho de mercado você se insere? Os digital influencers podem atuar em vários nichos, como: moda; culinária; tecnologia; beleza, entre outros. Além dos números, também verifique os comentários que o perfil recebe, a frequência e a qualidade dos posts e as parcerias e as marcas concorrentes que ele segue. Ele é polêmico? Divertido? Sério? Verifique se isso é relevante ao seu mercado.
3 – O tipo de conteúdo do influenciador
Qual é o conteúdo que o seu possível digital influencer produz perante a marca ou o público? Isso também é muito importante, desse modo você sabe como ele se portará perante a todos. É necessário que o digital influencer , tenha alguma familiaridade com o tipo de material que você deseja criar. Por exemplo, se a sua empresa investe em vídeos, vale muito a pena olhar para quem tem o hábito de criar conteúdo audiovisual no Instagram para contribuir positivamente com os seus resultados. Leia Também: https://nicolella.com.br/e-commerce/
4. Defina um briefing claro
É importante deixar toda a proposta clara. Certifique-o que serão diferentes os anúncios e a publicidade. Por isso, é interessante dar a liberdade na medida para que ele use sua criatividade ao divulgar sua marca. No briefing, informe algumas características que deseja na foto (como cores ou ângulos) e a mensagem que pretende passar com o post, mas a ideia é deixar o conteúdo o mais natural possível.
5. Escolha digital influencers relevantes
Além de possuírem um número expressivo de seguidores, são aqueles que conseguem criar cumplicidade com a sua audiência. Por isso, é importante ficar atento aos comentários, principalmente dos posts de divulgação de marcas.
6. Combine a forma de pagamento
Por se tratar de um modelo novo de divulgação, a precificação desse serviço pode variar. Você pode realizar o pagamento em dinheiro, ou também oferecer seus produtos/serviços, ou os dois, dependendo de como será o acordo. Atente-se que quando você for pagar será referente à vários serviços, iclusos como: criaçnao de conteúdo, direitos do uso de imagem e acesso ao público. Quando o post é criado, o influenciador possui os direitos pelo material, mas sua empresa pode solicitar um período de uso integral dessas informações.
7- Faça um cronograma
Para que todos os envolvidos na ação estejam por dentro do processo e ordem dos acontecimentos, é essencial um cronograma. Assim não restarão dúvidas do que foi acordado e os prazos de cada ação.
8 – Monitore a ação em tempo real
Uma das principais vantagens desse modo é acompanhar os resultados em tempo real, permitindo que a estratégia possa ser alterada de acordo com algum acontecimento durante o projeto.
9 – Documente toda a estratégia
Para evitar qualquer problema futuro, coloque todas as informações documentadas em algum registro de sua empresa.
10- Hora de colocar em prática.
Depois de reunir e alinhar tudo hora de começar o quanto antes as ações de marketing com o digital influencer . Acredite, essa estratégia pode ser eficaz e bastante vantajosa para o seu negócio, se aplicada de forma eficaz.