Quem trabalha com marketing digital já deve ter ouvido e visto o grande número e se tornando e-books de sucesso, estão sendo utilizados como estratégias de marketing para atrair novos leads ou clientes para o seu site conhecer seu produto e serviço. Muitas agências acabam comercializando este material.

Entenda: livro e e-books são diferentes.

O e-book não deve ser encarado como um substituto dos livros. Isso acontece principalmente porque esse formato não tem os atrativos do livro físico. A única vantagem do e-book é que ele pode ser recebido instantaneamente, a partir de um download imediato. E você se pergunta como criar um? Hoje temos as dicas fundamentais para você começar a fazer os e-books de sucesso para o seu negócio, confira.

Levante e valide as ideias
O primeiro passo, é reunir todas as ideias de temas com sua equipe, fazer o chamado brainstorming. Outra dica é pegar referências dos assuntos que estão sendo mais comentados referentes ao assunto do seu negócio para produzir algo novo.

Organize as informações e faça uma análise de conteúdo.

Agora que todos os temas já foram selecionados chegou a hora de analisar mais a finco. Faça essas perguntas:

-Do que se trata exatamente o conteúdo?

– Para quem ele será direcionado.

-Qual problema ele resolve?

Qual é o seu objetivo?

Além disso, busque também outras fontes de informação (concorrentes, pesquisas de mercado, etc.) e já vá reunindo os dados que você usará como fonte de pesquisa.

No caso da escolha da persona, selecione aquelas que fizerem mais sentido para o seu negócio e para o conteúdo em questão, e faça uma segmentação para se comunicar com cada uma de acordo com que possui.

Determine os prazos

Estipule uma previsão inicial de lançamento. É sempre bom alinhar as metas e prazos, certo que essa data poderá ser alterada conforme a produção, mas é importante já colocar uma data para evitar a procrastinação.

Como escrever os e-books de sucesso.

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Concentre-se em um local isolado para manter o foco. Outro fator muito importante que você deverá se atentar, que um material para ser lido no computador, celular ou outro dispositivo digital, e, por isso, deve ter algumas diferenças em relação a um texto que será lido no papel. Leia também: https://nicolella.com.br/dicas-conquistar-clientes-com-o-marketing-digital/

e-books de sucesso

Algumas recomendações:

Divida seu texto em capítulos (cabeçalhos e subtítulos); isso ajuda a melhorar a experiência do usuário. Como a internet é um meio dinâmico, por isso, a leitura é mais rápida e espaçada.
Faça parágrafos curtos; o visual pode influenciar também. Divida as informações em parágrafos pequenos, que podem melhorar o fluxo do texto e adicione mais espaço em branco, despoluindo o conteúdo todo.
Aproveite para destacar o texto, utilize o negrito e itálico. Outra forma de fazer isso é usar bullet points;
Use imagens; além de chamarem a atenção, elas podem ser utilizadas como uma pausa ou para ilustrar e complementar uma ideia.

Revisão

Uma vez que a primeira versão do e-book esteja completa, está na hora de fazer uma revisão geral do conteúdo. O ideal para verificar a falta de alguma informação, ou alguma palavra está escrita incorreta.

O título será a parte final da etapa, assim fica mais fácil dar um título para seu conteúdo depois de revisar. E pronto seu e-books de sucesso está pronto.

SEO

O SEO é outro requisito essencial que devem ser também fazer parte do seu e-book, escolha a palavra-chave, o slug da URL da Landing Page do seu e-book.

Crie uma identidade visual para seu e-book e diagrame-o
Com os textos prontos, é hora de dar a cara da empresa ao material. Use bem a logo e as cores da marca para que o leitor se identifique com sua marca.

O layout deve ser dinâmico com imagens que caracterizam o assunto. Inclua nos intervalos dos textos. Quem cuidará dessa etapa é o departamento de Criação de sua Agência de Publicidade. O formato deste arquivo deverá ser em PDF para que não fique desconfigurado de acordo em que cada plataforma o arquivo será aberto.

Prepare o lançamento

Crie a Landing Page do seu e-book, com um texto bem criativo e uma imagem visual que atraia os clientes mostrando o assunto em evidência, mostrando com o e-book do seu negócio poderá ajudar a resolver os problemas. Lembre-se de que a LP deve estar otimizada para SEO. Depois que estiver pronta, configure um Lead Scoring para ela, ou seja, uma forma de qualificar os Leads que baixarão este material. Você também deverá criar uma Thank You Page (TYP), ou seja, uma página para onde seu Lead é direcionado assim que preencher o formulário na LP, e onde ele de fato poderá baixar o e-Book.

Faça o lançamento

Chegou o momento de disparar a campanha de e-mail marketing e de divulgar o material nas mídias sociais. Use a base que sua empresa já tem para começar a divulgar o eBook. São pessoas que já possuem alguma aproximação com sua marca e podem indicar para os amigos. A segmentação pode ser uma boa estratégia.

Não se esqueça de divulgar internamente em sua empresa, para seu funcionários. Afinal de contas, eles ajudarão a compartilhar o conteúdo, aumentando o alcance  e se tornando um e-books de sucesso.

Analise e otimize

Depois de enviar os e-mails é necessário avaliar e analisar os resultados obtidos, como a taxa de clique em e-mails, taxa de conversão na Landing Page, etc.  Deste modo você poderá analisar e melhorar os pontos que apresentaram um baixo grau, como alguns casos o conteúdo e a divulgação.

A Nicolella Publicidade possui alguns e-books ideais para você cliente conhecer e aprender mais sobre o marketing e algumas estratégias para colocar em prática no seu plano de negócios. Acesse nosso site, preencha o formulário e a cada semana teremos um novo conteúdo.

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