Quando falamos em estratégia de marketing, não podemos deixar de pensar na persona. Fundamental para qualquer estratégia e negócio, quando desenvolvida de maneira correta, a persona pode render muitos resultados, além de contribuir para um melhor alinhamento nas ações de marketing digital.
Estratégia de Marketing: O que é persona?
Persona é a personificação semifictícia do cliente daquele serviço ou produto. Trata-se de uma representação mais humanizada, com nome, idade e algumas características relevantes para se estabelecer uma estratégia eficaz de marketing digital.
Pode ser aplicada em diversos meios, desde as mídias sociais como também no desenvolvimento de materiais ricos, como e-books e webnários. É através dessa compreensão do perfil do cliente que é possível estabelecer as melhores ações que irão resultar em uma melhor performance.
Persona e público-alvo são a mesma coisa?
Esta é uma dúvida que permeia a mente de muitos empreendedores. A resposta é não.
Enquanto o público-alvo estabelece critérios gerais, a persona possui mais informações relacionadas ao perfil do consumidor.
Na persona podemos ter uma noção mais clara de quem é o cliente da nossa marca. É definido um nome, uma idade, um perfil comportamental, entre outras informações para enriquecer mais esse desenvolvimento. Por exemplo: fica mais fácil criar uma campanha voltada para a Andreia, de 24 anos, que tem interesse em ser revendedora para aumentar sua renda do que uma campanha para pessoas de 20 a 30 anos e que se interessam pela marca.
Na verdade, o público-alvo é o começo, já a persona é a consolidação de mais informações para entender como é esse cliente. É um trabalho constante e que exige atenção contínua, pois essa persona pode mudar ao longo do desenvolvimento da empresa. Então é comum que existam mais de uma persona presentes em uma estratégia de marketing. Porém, para cada persona deve ter uma estratégia voltada para este perfil.
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Como desenvolver uma persona corretamente?
Existem diversas formas de elaborar um perfil de persona para a sua empresa. Para começar, observe os recursos disponíveis para você. Se for um negócio que começou do zero, a definição de público-alvo pode ser um começo. Através dessas informações, você pode pesquisar mais sobre o comportamento dessa segmentação.
Agora, se você já possui um negócio com algum tempo no mercado, vale destacar que todas as informações já existem. Analise os clientes, seu perfil de compra, ticket médio e as principais ações que geram resultados. Se ainda não tem uma base definida, comece organizando isso. Veja dados das redes sociais e todos os meios que possam ter algum tipo de mensuração.
É um trabalho constante e que deve ser realizado sempre em um negócio. A definição correta de uma persona pode trazer grande performance para as suas ações de marketing digital. Mas, se realizada de maneira incorreta, pode causar uma série de prejuízos para a sua empresa.
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