Sabemos que os primeiros passos para abrir um negócio, seriam a escolha do nome para a empresa, a abertura fiscal, um local para seu escritório, a contratação de equipe e entre outros. Certo?
ERRADO! Você deve incluir nesses primeiros passos o desenvolvimento do logotipo, ele será a “cara” da sua empresa por anos (até ser reformulado depois de um tempo) e construirá uma conexão com seu target.
Seu conhecido pode até saber mexer em Corel ou Photoshop, mas conhecemos a diferença a longo prazo, entre saber mexer e ter conhecimento de um designer que estudou e se atualiza para isso, sendo assim, busque qualidade no desenvolvimento do seu logotipo.
Agora, quais pontos importantes você precisa saber, para uma empresa especializada conseguir acertar em cheio no desenvolvimento do meu logotipo?
1º – Target
Não só para o desenvolvimento do logotipo, mas para todo seu plano de negócio e comunicação, você precisa saber: Sexo? Idade? Escolaridade? Região? Classe social? Comportamentos do seu consumidor? Linguagens que ele utiliza? O que ele gosta ou não gosta?
2º – O Nome
Você deve escolher um “bom” nome para sua empresa. Quando falamos em bom nome, queremos dizer que ele deve ser curto, fácil para falar, escrever e memorizar!
3º – As Cores
As cores fazem parte da famosa linguagem visual, saiba que para cada segmento algumas cores são usadas propositadamente, por exemplo:
O verde associa-se a natureza, vida, energia e fertilidade. Essa cor é ideal para representar marcas ou produtos associados à natureza e sustentabilidade.
4º – As Aplicações
Não adianta ter um logotipo que fica lindo em uma assinatura de e-mail, mas medonho na fachada da empresa. Por isso, quando for iniciar o desenvolvimento do seu logotipo, certifique-se que a empresa inclui no contrato o desenvolvimento das aplicações básicas de papelaria (cartão de visita, pasta, assinatura de e-mail, brindes, fachada, adesivo, uniformes etc), dessa forma, você terá uma visão ampla de como seu logotipo ficará aplicado em diferentes materiais e se realmente ele é funcional.
CLIQUE AQUI E LEIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA AGÊNCIA NA CRIAÇÃO DE UM LOGOTIPO5º – O Manual de Identidade de Marca
Após aprovação final do logotipo, você precisa voltar as atenções ao manual de identidade de marca (ou visual), pois este vai muito além de como utilizar corretamente o logo da empresa. O manual precisa trazer todas as diretrizes visuais da companhia, desde o logo, uniformes, mascote (caso tenha), fachada, presença online e offline, entre outras aplicações visuais da empresa.